Alguns professores têm nos procurado com dúvidas acerca dos descontos aplicados em seus contracheques e, por isso, tentaremos explicar de forma sucinta o que acontece.
Apesar dos servidores que têm dobra receberem dois contracheques diferentes, os descontos são calculados por CPF, ou seja, somam-se os dois valores para obter a base de cálculo do IRRF e INSS.
No contracheque do cargo efetivo são mostrados os percentuais de desconto apenas para o cargo efetivo e os descontos são calculados com base nesse percentual. Porém, para quem tem dobra, esses percentuais não são os corretos. No contracheque da dobra aparecem os percentuais corretos para a faixa salarial daquele servidor. Nesse contracheque, apesar do percentual mostrado ser o correto, o sistema da Prefeitura de Santana do Paraíso não desconta novamente o que já foi descontado no contracheque do cargo efetivo. Ele apenas completa com o valor que ficou faltando para o percentual correto.
Com relação ao IRRF, como cada caso tem suas particularidades, pode ser que os valores descontados sejam diferentes do mostrado no contracheque de dobra. Nesses casos, é necessário que o servidor entre em contato com um contador ou até mesmo no RH, para que seja esclarecido o valor do seu desconto.
Saudações sindicais.