#TODOSPELAPAZ | CONHEÇA O PROJETO
 



 

 
  Este programa compreende em diversas ações e parcerias que promovam a paz na comunidade local.
 
  VEJA O PROJETO POR ESCRITO
 
     
  1. DADOS DA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO.

1.1. Título do Projeto: Todos Pela Paz
1.2. Nome da Entidade: Associação Futebol Atos
1.3. CNPJ da Entidade: 12.566.974/0001-16
1.3. Coordenador do Projeto: Elmo Guimarães Gomes
1.4. Endereço: Rua Barbara Eliodora, n.º 540, bairro Bom Retiro, Ipatinga/MG, CEP.: 35160-215
1.5. Telefones: (31) 8785-2364 e (31) 8792-0346

2. JUSTIFICATIVA.

O esporte é notoriamente uma ferramenta utilizada em todo o Mundo, para fomentar a paz, reduzir os índices de criminalidade e contribuir na formação moral e cívica de crianças e adolescentes.
Na verdade, a prática do esporte tem reflexos significativos principalmente na educação e saúde da população, podendo contribuir para a superação de problemas sociais apresentados pelo país.
No âmbito social, o esporte tem função pedagógica no processo de formação do indivíduo, ressaltando a disciplina, o respeito à hierarquia e às “regras do jogo”, a solidariedade, o espírito de equipe e outros fatores do desenvolvimento humano. Pode ser utilizado como instrumento de resgate social.

A título de exemplo, países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Japão, por exemplo, tanto consideram a importância do esporte na formação de uma sociedade saudável que investem significativamente na educação desportiva de seus jovens desde a escola maternal até a faculdade.

Inclusive, nesses países, quem pratica esporte é beneficiado com bolsas escolares e outros artifícios que incentivam à pratica desportiva.

No Brasil, infelizmente, a cultura e a ausência de investimentos dificultam o incentivo à pratica de esportes, deixando crianças e adolescentes a mercê da criminalidade, principalmente por conta da ociosidade e porque não puderam gozar de uma formação para cidadania que o esporte poderia lhes proporcionar.

Desta feita, a Associação futebol Atos, preocupada com a formação das crianças e adolescentes em nossa cidade de Ipatinga/MG, já realiza um projeto social que utiliza o futebol amador e outros esportes amadores como canal para comunicar e ensinar bons princípios e valores sociais a crianças e adolescentes que serão importantes para sua formação cívica.

Mas, neste ano de 2015, a Associação Futebol Atos quer ousar um pouco mais e estender suas ações para toda a cidade de Ipatinga/MG através do “Projeto Todos Pela Paz”.

O “Projeto Todos Pela Paz” consiste em diversas ações a serem realizadas em todo Município de Ipatinga/MG por voluntários, educadores e funcionários atuantes na Associação Futebol Atos.

Dentre essas ações, podemos citar: ministrações de palestras para crianças e adolescentes nas Escolas Municipais de Ipatinga/MG; promoção de eventos desportivos em caráter amador com crianças e adolescentes participantes do projeto para arrecadação de alimentos básicos que servirão para assistir pessoas necessitadas e brinquedos que servirão para trazer alegria a crianças em condições de hipossuficiência social; realização de “blitz” educativas para distribuição de folhetos contendo dicas práticas com fim de fortalecer os vínculos familiares e, consequentemente, contribuir para a redução dos índices de violência e criminalidade no Município de Ipatinga/MG; promoção de dicas objetivas junto à televisão e ao rádio com fim de fortalecer os vínculos familiares e, consequentemente, contribuir para a redução dos índices de violência e criminalidade no Município de Ipatinga/MG; e visitas a famílias carentes para promover, dentro do possível, auxílio psicológico, financeiro e espiritual.

Para isso, a Associação Futebol Atos depende de parceiros para o sustento de sua manutenção e desenvolvimento de suas importantes atividades, considerando tratar-se de uma sociedade sem fins lucrativos e contar apenas com o apoio das entidades públicas e privadas para suporte e entrada de recursos que serão utilizados na(o): aquisição de uniformes dos alunos; produção de cartazes, folhetos e banners de divulgação de atividades; pagamento de funcionários; pagamento dos serviços de manutenção da estrutura física do campo e vestiário onde se realizam as atividades desportivas; aquisição de materiais para o escritório da entidade; promoção de eventos desportivos e acesso às mídias televisivas e de rádio.

3. OBJETIVO(S).

3.1. Objetivo Geral:

Formar o bom caráter moral e cívico de crianças e adolescentes do Município de Ipatinga/MG e de seus familiares, através da prática do esporte e da participação das diversas atividades a serem desenvolvidas em todo Município de Ipatinga/MG durante a execução do projeto.

3.2. Objetivos Específicos:

3.2.1 Fortalecer vínculos familiares e, consequentemente, contribuir para redução dos índices de violência e criminalidade no Município de Ipatinga/MG;

3.2.2. Afastar crianças e adolescentes da vulnerabilidade social, da criminalidade e das drogas;

3.2.3. Efetivar palestras do eixo temático do projeto: saúde, família e drogas;

3.2.4. Incentivar a pratica do desporto por meio da promoção de jogos e torneios de futebol;

3.2.5. Dar conhecimento de suas atividades à população do Município de Ipatinga/MG através dos meios de comunicação social atuantes nesta cidade.

4. PÚBLICO BENEFICIADO.

O projeto almeja alcançar, em média, as famílias de mil jovens de toda cidade de Ipatinga/MG, dentre crianças e adolescentes, principalmente aqueles em condições de maior vulnerabilidade social e hipossuficiência econômica.

5. METODOLOGIA

5.1. Orientar tecnicamente crianças e adolescentes à pratica do futebol amador e de outros esportes amadores, atualmente dispondo de dez voluntários e professores para o acompanhamento das crianças e adolescentes e das estruturas do Industrial Esporte Clube, situado à Rua Dom Manoel, nº 333, Bairro Bom Retiro, Ipatinga, para essa atividade durante todo o sábado de 8h às 11h, sendo necessária a entrada de recursos financeiros para manutenção do campo e da estrutura física disposta no citado clube, bem como para pagamento de funcionários e aquisição de uniformes e materiais desportivos;

5.2. Ministrar palestras para crianças e adolescentes por pessoas exemplares e de conduta e moral ilibada, nas estruturas do Industrial Esporte Clube, situado à Rua Dom Manoel, nº 333, Bairro Bom Retiro, Ipatinga, durante todo o sábado antes das atividades desportivas, sendo necessária a entrada de recursos financeiros para pagamentos de “cachês”, transporte e alimentação desses palestrantes;

5.3. Ministrar palestras sobre drogas, sexualidade, caráter e auto estima nas Escolas Municipais de Ipatinga/MG, após a devida autorização, por profissionais e especialistas da área, com data e horário a ser acertado, sendo necessária a entrada de recursos financeiros para pagamentos de “cachês”, transporte e alimentação desses palestrantes;

5.4. Promover eventos desportivos em caráter amador com crianças e adolescentes participantes do projeto para arrecadação de alimentos básicos que servirão para assistir pessoas necessitadas e brinquedos que servirão para trazer alegria a crianças em condições de hipossuficiência social, dispondo das estruturas do Industrial Esporte Clube, situado à Rua Dom Manoel, nº 333, Bairro Bom Retiro, Ipatinga, para essa atividade em dia e horário a serem acertados, sendo necessária a entrada de recursos financeiros para manutenção do campo e da estrutura física disposta no citado clube, bem como para pagamento de funcionários e aquisição de uniformes e materiais desportivos;

5.5. Realizar “blitz” educativas para distribuição de folhetos contendo dicas práticas com fins de contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e, consequentemente, para a redução dos índices de violência e criminalidade no Município de Ipatinga/MG, a serem realizadas pontualmente em bairros do Município de Ipatinga/MG, com possível apoio das Polícias Civil e Militar, em dia e horário a serem acertados entre o período de 01/05/2015 a 30/04/2016, sendo necessária a entrada de recursos financeiros para produção dos folhetos e outros materiais de propaganda, bem como para arcar com a alimentação de todos participantes das “blitz”;

5.6. Promover dicas objetivas junto à televisão e ao rádio com fins de contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e, consequentemente, para a redução dos índices de violência e criminalidade no Município de Ipatinga/MG, em dia e horário a serem acertados com as respectivas emissoras, sendo necessária a entrada de recursos financeiros para aquisição de horários (espaços) de propaganda;

5.7. Visitar famílias carentes para promover, dentro do possível, auxílio psicológico, financeiro e espiritual, em dia e horário a serem acertados, sendo necessária a entrada de recursos financeiros para produção dos folhetos e outros materiais, bem como para arcar com a alimentação de todos participantes da ação e para auxiliar financeiramente às famílias que passam por dificuldades econômicas.

6. IMPACTO.

O “Projeto Todos Pela Paz” visa impactar, diretamente, a vida de mil famílias de jovens e adolescentes deste Município de Ipatinga/MG e, indiretamente, a população de toda cidade, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e, consequentemente, contribuindo para a redução dos índices de violência e criminalidade.

7. PARCERIAS E INTERFACES.

7.1. PARCERIAS: Apoio de empresas particulares no fornecimento de recursos financeiros para realização das diversas atividades a serem realizadas durante a execução do projeto.

7.2. INTERFACES: Apoio das Polícias Civil e Militar na cessão de recursos humanos e materiais para realização de “blitz” educativas, ministrações de palestras, dentre outras atividades a serem realizadas durante execução do projeto.